" />
20/09/2017 às 14:33 Álbuns

A importância dos álbuns personalizados para o cliente

1082
5min de leitura

Aline Budzyn fala sobre a diagramação de álbuns e a diferença que faz no mercado da fotografia

Quando você pensa em um álbum de fotografia o que vem na sua cabeça? Aqueles álbuns com vários plásticos no meio em que você colocava a foto dentro? Então amigo, vem cá para gente te contar um pouco mais sobre a versão mais bonita de álbuns de fotografia que você conhecerá na vida. Aline Budzyn é designer e diagrama álbuns de fotos que vão deixar vocês pasmos! Aproveitando o tema da palestra dela no congresso O2 – Desafio Newborn, que é “Técnica e fofura no produto final: diagramação de álbuns newborn”, conversamos com a designer para te convencer que a álbuns personalizados estão aqui para ficar. Confira:

Portal Photos: Os álbuns de fotografia mudaram muito com a tecnologia e o papel do designer se fez ainda mais importante. O que você acha dessa mudança?

Aline Budzyn: Eu fico muito feliz de saber que os álbuns ganharam destaque no meio fotográfico. Antigamente algumas fotos eram perdidas, pois o plástico que ia em cima das fotos com o tempo colava e se você quisesse trocar a foto, perdia ela. Mesma coisa acontece com alguns porta-retratos. Ter um álbum impresso e encadernado (como os de hoje em dia) facilitou demais guardar as recordações. Qualquer viagem que eu faço a lazer eu transformo as fotos em um álbum. Não tem mais graça guardar as fotos em um computador e esquecer delas, álbuns de fotografia já fazem parte da decoração da casa. O mercado de diagramação está crescendo muito, podendo achar diversos diagramadores dos mais variados estilos de diagramar e estou muito feliz com esse avanço!

P: Antes um álbum bem elaborado era o de casamento, mas mesmo assim não era tão personalizado para os noivos. Que diferença faz o álbum ser feito sob medida para o cliente?

R: Quando o álbum é “sob medida” ele fica do jeito e da personalidade de cada cliente, ou seja, um álbum especial para aquelas pessoas! Eu sempre trabalho com álbuns inteiramente personalizados. Estudei muita semiótica e hoje em dia consigo olhar as fotos, decoração, vestido da noite e captar a essência do casal. Mesma coisa com um ensaio ou um newborn. A tonalidade das roupas e dos props vão definir cada ensaio. Mesmo que a fotógrafa utilize as mesmas roupinhas, cada álbum vai ter a sua identidade, mesmo que o miolo do álbum seja “clean”, cada álbum é diferente.

P: Hoje em dia com o mundo digital e as redes sociais, muitas pessoas deixam de revelar suas fotografias e deixam suas memórias vulneráveis. O que você acha dessa prática?

R: Eu não gosto, (risos). Como disse anteriormente, imprimir a foto é essencial. Quando falamos de fotógrafos amadores ou pessoas que apenas fotografam com o celular, elas acabam não fazendo backup de suas fotos e deixam apenas no HD do computador ou no celular. Já vi vários relatos de amigos meus que perderam várias fotos porque não cuidavam bem do seu celular ou computador ou até mesmo porque o HD estragou e perdeu as fotos. Se você imprime as fotos, não corre o risco de acontecer algo. Claro, só se houver um incêndio… Mas isso, bem, é outro assunto!

P: Para garantir um registro que te emocione e te traga memórias inesquecíveis, o álbum pode ser tão importante quanto às fotografias. Você concorda? 

R: Eu atendo muitas noivas que tem apenas as fotos. Por exemplo, o fotografo entrega as fotos em pendrive ou DVD para a cliente e depois ela procura no Google e acaba encontrando meu site e faz o álbum comigo. Eu tenho inúmeros casos sobre a noiva contratar um fotógrafo amador e não ficar satisfeita com as fotos e eu tratando as fotos e montando um álbum as fotos se tornaram incríveis! Já recebi vários emails de noivas felizes com as fotos e dizendo que salvei as fotos do casamento delas. Um álbum bem diagramado, com um tratamento correto, uma impressão de boa qualidade, tudo fica bonito! Claro que as fotos ajudam, mas o diagramador tem que ter noção do que realmente importa no álbum são as fotos e não o quanto a pessoa sabe mexer no photoshop. Afinal, as fotos têm que ser a grande estrela do álbum. Fico feliz que essa percepção esteja cada dia mais vista nos olhos dos diagramadores, fotógrafos, noivos e pais.

P:  Uma prática fotográfica que se tornou muito comum hoje em dia é a fotografia newborn. Os pais estão vendo cada vez mais importância em registrar os primeiros momentos de seus filhos. Nesse momento, você acha importante que eles tenham um álbum impresso?

R: Eu queria ter um álbum de newborn meu, (risos). Eu gosto muito de fazer álbuns assim, acho os bebezinhos fofinhos e fico toda a hora fazendo “owns” e “ai que fofinho” quando diagramo as fotos. Minha palestra no congresso O2 – Desafio Newborn vai ser sobre álbuns no newborn e a importância deles. Sei que várias fotógrafas acabam apenas entregando as fotos, mas acho tão importante ter um registro impresso dessa fase da vida da pessoa. Pois esse álbum não é para o neném, é para a vida inteira! Imagina comparar as suas fotos de newborn com o seu filho recém nascido? Ou até mesmo com os bisnetos? Quando se trata de álbuns, eu sempre penso adiante, nunca penso no agora e fico feliz que aquela pessoa vai ter fotos para a vida toda.

P: Pela perspectiva sentimental, qual você acha que é a diferença entre ter a fotografia digital e ter um álbum impresso?

AB: Um álbum impresso vale mais do que mil palavras. A fotografia já fala por si só. Muitas vezes quando se imprime 10×15 elas ficam ou em uma caixinha ou em álbuns com capas que não tem nada a ver com a pessoa. Porque não fazer um álbum personalizado? Eu, por exemplo, tenho preços especiais para sessões de newborn e ensaios (geralmente são álbuns pequenos e custo fica alto), sendo assim, o álbum fica muito mais em conta quando temos um preço acessível. Muitos fotógrafos não sabem disso, o valor da diagramação é muito pequeno relacionado com um álbum impresso. A diferença fica de R$ 100,00 ou mais. Vale à pena investir e ter um álbum personalizado para o seu cliente.

Aline Budzyn já ministrou os cursos “50 dicas para a boa diagramação de álbuns” e “O design aplicado à diagramação de álbuns” na PhotosTV, palestrou na Oficina de Diagramação do Wedding Brasil 2016 e está no time de palestrantes do congresso O2 – Desafio Newborn

Deseja algo único e personalizado que é a sua cara com suas memórias do começo ao fim?! Venha tomar um café delicioso e venha conhecer nossos álbuns que são únicos, e exclusivos e fantásticos como você... Vem...

                                                                                                                                                                                                                                             Permita............

20 Set 2017

A importância dos álbuns personalizados para o cliente

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

álbum álbuns casamento exclusivo fantástico memória memórias único

Quem viu também curtiu

14 de Set de 2017

A IMPORTÂNCIA DE UM SORRISO!!

16 de Abr de 2018

O que é o ÁLBUM ONLINE?

16 de Abr de 2018

Tendências para casamentos em 2018: DECORAÇÃO

Logo do Whatsapp